Sobre mim



Helena Madeira, Lisboa, 1981.


Licenciada em Antropologia e Língua Italiana, iniciou o estudo do canto lírico com Fernando Serafim na Juventude Musical Portuguesa em 2004, frequentando a partir de 2007 o curso de Canto e Harpa no Conservatório Nacional. Apesar de ter passado ainda, pela Escola de Jazz do Hot Club em Lisboa, Helena Madeira define-se maioritariamente auto-didata e numa constante busca de técnicas e influências.
Participou em seminários sobre Canto com Lúcia Lemos, Claire Honigsbaum, Cathérine Rey, Meredith Monk e Jill Purce (Londres), e sobre Harpa, no Festival Internacional de Harpa de Edimburgo desde 2009, dedicando-se ao estudo da Musicoterapia, desde então. 


Gravou o seu primeiro disco em 2004 como cantora, na banda Dazkarieh e, de 2006 a 2014, foi vocalista da banda  de world music MU, com quem gravou o album Casanostra em 2008 (Prémio Carlos Paredes 2009) e Folhas que Ardem em 2012. Apresentaram-se ao vivo em Espanha, Londres, Suécia, Roménia, Malásia e Índia.


Em finais de 2014 apresentou o seu primeiro disco a solo Da Voz do Embondeiro, album que a levou a tocar de Norte a Sul do país, Espanha, Brasil e em Cabo Verde.
O seu trabalho a foi o resultado das suas viagens pela costa Ocidental Africana e pela Europa, e do encontro com músicos tradicionais dos diferentes países.
Em de Fevereiro de 2020 lançou um segundo album de originais CENÁRIO DIVERGENTE;num regresso às raízes da música portuguesa.
Acaba de gravar o seu terceiro álbum em nome individual "Melodias Eternas de Sefarad", que contou com o apoio do Município de Loulé com estreia agendada para o  Cineteatro Louletano 16 de Março de 2025.

Além de ter acompanhado diversos intérpretes, como a cantora Sofia Escobar e composto bandas sonoras originais para espectáculos multi-disciplinares, Helena Madeira é diretora Artísticado Festival de Harpa do Algarve. E desenvolveu ainda, através do programa PEEA e Plano Nacional das Artes do Ministério da Educação, projectos dedicados aos mais novos onde, tendo a harpa como anfitriã, explora o património imaterial das lendas algarvias, ao mesmo tempo que dá a conhecer bases de formação musical e jogos de exploração da criatividade.